Protocolo
20250926103812286
Situação
Respondido
Órgão supervisor
Controladoria Geral do Estado - CGE
Órgão responsável
DPE - DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE RONDÔNIA
Data de abertura
26/09/2025
Data da cientificação oficial
26/09/2025
Prazo para atendimento
16/10/2025
Forma de recebimento da resposta
Pelo sistema (com avisos por e-mail)
Classificação do pedido
Público
Aplicação da informação
Pesquisa acadêmica
Categoria
Pessoa família e sociedade
Subcategoria
Pessoa
Descrição da solicitação
Bom dia.
Sou pesquisadora pelo Projeto Pesquisa Empírica em Direito – PROPED (Cnpq/UNIFOR), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), e estamos desenvolvendo uma pesquisa cujo tema se refereao formulário Rogéria(Registro de Ocorrência Geral de Emergência e Risco Iminente à Comunidade LGBTQIA+) como instrumento de combate à discriminação contra a população lGBTQPNIA+ nos tribunais brasileiros.
Assim, solicito acesso às referidas informações, tudo com base no direito fundamental de acesso à informação e em conformidade com os princípios básicos da administração pública tutelados pela Lei nº 12.527/11.
1. A Defensoria Pública do Ceará já adotou o uso do Formulário Rogéria para documentar os casos de violência contra a população LGBTQIAP+ que chegam à instituição?
2. Existe alguma célula ou núcleo especializado dentro da DPCE focado na defesa dos direitos da população LGBTQIAP+? Se sim, como esse núcleo se articula com outras instituições, como o Ministério Público e o Tribunal de Justiça?
3. A Defensoria Pública do Ceará oferece um protocolo de atendimento específico para garantir um acolhimento humanizado e sem revitimização para as vítimas de LGBTQIAP+fobia?
4. Quais são as principais dificuldades que a Defensoria enfrenta para atuar em casos de LGBTQIAP+fobia no Ceará? Existe alguma campanha de conscientização para incentivar as vítimas a procurarem a DPCE?
Desde já, agradeço imensamente pelas orientações.
Com os mais respeitosos cumprimentos,
Ana Beatriz de Mendonça Barroso