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Protocolo 20250916105523741
Situação Respondido
Órgão supervisor Controladoria Geral do Estado - CGE
Órgão responsável SEGEP - SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Data de abertura 16/09/2025
Data da cientificação oficial 16/09/2025
Prazo para atendimento 06/10/2025
Forma de recebimento da resposta Pelo sistema (com avisos por e-mail)
Classificação do pedido Público
Aplicação da informação Interesse pessoal
Categoria Ciência da informação e comunicação
Subcategoria Informação - Gestão, preservação e acesso
Descrição da solicitação Inicialmente, cumprimentamos cordialmente os servidores e as servidoras que apreciarão este pedido. Nos termos da Lei nº 12.527/2011, solicitamos: Os dados de contracheque dos servidores públicos do estado de Rondônia para cada um dos meses de 2024, em formato de planilha eletrônica e discriminados nas seguintes colunas: Nome do servidor Situação (ativo ou inativo) Número de matrícula e/ou documento de cadastro de pessoa física Órgão Lotação Cargo Carreira Data de ingresso Carga horária Regime de contratação Valor pago para salário base ou subsídio Valor pago para função ou cargo comissionado Descritivo da função ou cargo comissionado Valor pago para férias Valor pago para gratificação natalina ou 13º salário Valor pago para indenizações Valor pago para vantagens eventuais Valor pago em diárias Descontos de IRPF Descontos de abate-teto Descontos de previdência Caso a forma como os dados são coletados e armazenados não contemple todas as colunas listadas, solicitamos o envio das informações na forma mais detalhada possível. Caso necessário por limitações de tamanho, sugerimos que as informações solicitadas sejam enviadas em arquivo compactado ou em múltiplas planilhas.
Anexos Nenhum anexo foi inserido nesta solicitação de informação.
Classificação do pedido Público
Aplicação da informação Interesse pessoal
Categoria Ciência da informação e comunicação
Subcategoria Informação - Gestão, preservação e acesso
Grupo de classificação da resposta Acesso concedido
Classificação da resposta Resposta solicitada inserida no e-SIC
Data da resposta 17/09/2025
Data para recorrer 27/09/2025
Descrição Em atendimento ao pedido formalizado por meio do Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC), sob o protocolo de número 20250916105523741, cumpre-nos esclarecer o que segue. Ao cumprimentá-lo(a) cordialmente, informamos que existe procedimento específico para a consulta de remuneração dos servidores no âmbito do Estado de Rondônia, realizado por meio do Portal da Transparência, ferramenta que permite ao cidadão conhecer, acompanhar e compartilhar os dados disponíveis. O referido portal disponibiliza informações referentes à remuneração de servidores ativos, inativos, comissionados (CDS), efetivos, funções gratificadas (FG), demonstrativos de despesas e exonerações, estrutura remuneratória, servidores desligados e exonerados, relação de terceirizados, concessão de diárias e viagens. Na aba “Consulta Avançada”, é possível verificar dados como: ano, mês, órgão/entidade, cargo/função/emprego, situação funcional, data de admissão, carga horária e remuneração. Também é possível visualizar o total de matrículas realizadas, total de servidores, salários pagos de acordo com o mês, bem como gráficos demonstrativos relativos ao quantitativo de servidores estaduais. Conforme dispõe a Súmula CMRI nº 1/2015: “PROCEDIMENTO ESPECÍFICO - Caso exista canal ou procedimento específico efetivo para obtenção da informação solicitada, o órgão ou a entidade deve orientar o interessado a buscar a informação por intermédio deste canal ou procedimento, indicando os prazos e as condições para sua utilização, sendo o pedido considerado atendido.” Portanto, havendo canal específico e efetivo para a obtenção da informação solicitada, considera-se atendida a presente demanda com a devida indicação. Além disso, cumpre destacar que o Diário Oficial do Estado de Rondônia, de livre acesso ao cidadão, constitui meio oficial de divulgação dos atos da Administração Pública, garantindo o princípio da publicidade, por meio do qual todos os atos administrativos são publicados e podem ser livremente acessados pela população. No que se refere ao pedido de disponibilização de número de matrícula e/ou CPF de todos os servidores públicos do Estado de Rondônia, para cada mês do exercício de 2024, cumpre esclarecer que tais informações configuram dados pessoais de terceiros, cujo repasse encontra vedação legal, uma vez que sua divulgação ampla violaria a intimidade, a vida privada e a segurança dos servidores, afrontando o disposto no artigo 31, §1º, da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação) e na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD (Lei nº 13.709/2018). Ademais, o levantamento de todos os dados dos servidores públicos do Estado em formato de planilha eletrônica, de forma discriminada, comprometeria sobremaneira as atividades rotineiras do órgão, caracterizando um pedido desproporcional. Conforme o Decreto nº 7.724/2012, art. 13: “Não serão atendidos pedidos de acesso à informação: (…) II – desproporcionais ou desarrazoados.” Neste contexto, a análise demonstra que o atendimento integral da solicitação acarretaria impactos negativos e prejuízos às rotinas da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – SEGEP, haja vista a necessidade de trabalhos adicionais para o atendimento da demanda, envolvendo inclusive a consulta a outras unidades, regionais e centrais, o que prejudicaria a execução das atividades regimentais e prioritárias. Ademais, ressalta-se que já existe canal específico e efetivo indicado para tal finalidade, qual seja, o Portal da Transparência, considerado meio oficial e adequado para acesso às informações requeridas. Atenciosamente.
Anexos da resposta Nenhum anexo foi inserido como resposta para esta solicitação de informação.
Instância 1ª instância
Tipo do Recurso Recurso do Pedido
Status Respondido
Data de registro 26/09/2025
Data da cientificação oficial 29/09/2025
Para para atendimento 06/10/2025
Forma de recebimento da resposta Pelo sistema (com avisos por e-mail)
Descrição da solicitação Prezados(as), Só foi possível realizar o download das folhas de pagamento para os meses de abril, julho e outubro de 2024 no portal eletrônico informado, tanto por meio da opção ‘Baixar planilha CSV com os dados’ na seção ‘Principais números relacionados aos servidores estaduais’ quanto nas opções CSV e EXCEL da seção ‘Consulta Avançada’. Os retornos às opções descritas para os demais meses de 2024 dão erro 504 Gateway Time-Out e o pop-up “Ocorreu um erro ao gerar o arquivo”, respectivamente. Ambos os casos/erros estão expostos nos anexos 1 e 2 deste recurso. O artigo 8º, parágrafo 3º, inciso segundo da Lei nº 12.527/2011 assegura que seja possível realizar “a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações”. Por isso, nos termos da Lei nº 12.527/2011, solicitamos o envio das informações anteriormente requeridas em formato de planilha eletrônica. Caso a forma como os dados são coletados e armazenados não contemple todas as colunas listadas no primeiro pedido, solicitamos o envio das informações na forma mais detalhada possível. Caso necessário por limitações de tamanho, sugerimos que as informações solicitadas sejam enviadas em arquivo compactado ou em múltiplas planilhas.

Informações da resposta

Categoria Resposta Sic
Respondido em 07/10/2025
Unidade Gestora respondente SEGEP - SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Prazo para recorrer 17/10/2025
Descrição da solicitação Prezado(a) Senhor(a), Ao cumprimentá-lo(a) cordialmente, informamos que a resposta ao recurso interposto no âmbito do Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC), referente ao protocolo nº 20250916105523741, encontra-se devidamente instruída em anexo, contendo as análises, fundamentos legais e esclarecimentos complementares prestados pela Comissão de Gestão de Documentos da Superintendência Estadual de Gestão de Pessoas – SEGEP.
Descrição Data Unidade Responsável Justificativa
Pedido respondido 1ª instância 09/10/2025 08:53:00 CGE Bruna Maria Coimbra da Silva Araujo ---
Resposta à confirmar 07/10/2025 09:18:44 SEGEP ANA CAROLINA OLIVEIRA ---
Pedido respondido 17/09/2025 08:13:19 CGE Luzia Martins Resposta analisada e aprovada pela comissão gestora do e-SIC
Resposta à confirmar 16/09/2025 13:41:14 SEGEP ANA CAROLINA OLIVEIRA ---
Pedido registrado 16/09/2025 10:55:23 Solicitante Manoel Galdino ---