Protocolo 20191008172201476
Data de abertura 08/10/2019
Data da cientificação oficial 08/10/2019
Prazo para atendimento 28/10/2019
Descrição da solicitação Prezado(a) Secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, Cumprimentando-o(a) cordialmente, sirvo-me do presente para solicitar documentos sobre o uso de tecnologia de reconhecimento facial digital no âmbito desta Secretaria: 1) Existe política, programa ou projeto que esteja associado à utilização de tecnologia de reconhecimento facial digital implementado, planejado ou em testes no âmbito desta Secretaria? 2) Em caso positivo para a pergunta (1), favor responder às seguintes questões e enviar os documentos que embasam as respostas fornecidas: a. Qual a norma que embasa o funcionamento desta tecnologia? b. Caso esteja implementada atualmente ou em testes, favor disponibilizar registros dos planos, acordos, convênios ou contratos de prestação de serviços referentes a esta tecnologia, contendo a vigência, valor e o nome e CNPJ da (s) empresa (s) prestadora (s); c. Caso esteja implementada atualmente ou em testes, favor disponibilizar documentos que evidenciem as seguintes questões: i. Quantos indivíduos foram identificados por esta tecnologia no ano de 2019? ii. Por quanto tempo os dados capturados ficam armazenados? iii. Disponibilizar o código-fonte ou manual técnico desta tecnologia. Coordialmente, Ivar A. Hartmann Pesquisador - Fundação Getúlio Vargas
Data da resposta 25/10/2019
Data para recorrer 04/11/2019
Descrição Prezado Senhor Ivar Alberto, com nossos cordiais cumprimentos, em atendimento de sua demanda, esta Comissão e-SIC encaminhou sua solicitação para Unidade competente que nos encaminharam a resposta que ora disponibilizamos: “Houve uma prova de conceito no mês de outubro do corrente ano, onde a tecnologia foi testada e constatada sua eficiência. Foi apresentado um sistema de identificação multibiométrica ao senhor Secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania, por perito oficiais da Polícia Técnica Cientifica - POLITEC. O referido projeto é proveniente de pesquisa de mestrado de profissionais da perícia oficial, e em tese, possibilitará a identificação de infratores por diversos aspectos (biométrico, facial, entre outros). O projeto foi despachado pelo senhor Secretário para a equipe de tecnologia do Governo do Estado (Superintendência de Estado para Resultados - EpR, e passará pelo crivo técnico e teórico de viabilidade. Por conta disso, atualmente existe em atividade a tecnologia de reconhecimento facial digital, entretanto a equipe de tecnologia está analisando a proposta da POLITEC. Deste modo, as demais informações técnicas do projeto somente poderão ser fornecidas após a EpR concluir a avaliação e retornar com a análise para a SESDEC, o que ocorrerá provavelmente no primeiro semestre do próximo ano.” Na oportunidade, agradecemos sua atenção e colocamo-nos à disposição no telefone (69) 3216-8933 das 07:30 às 13:30, de segunda à sexta-feira. Importante: O art. 25, do Decreto 17.145/2012, informa que poderá ser apresentado recurso, no prazo de 10 dias, contados do recebimento desta, caso as informações ora fornecidas não estejam de acordo com o solicitado.
Pedido respondido 29/10/2019 10:09:19 CGE --- Confirmação da resposta do pedido pelos gestores da CGE
Resposta à confirmar 25/10/2019 12:41:30 SESDEC --- Resposta enviada para análise
Pedido encaminhado para SESDEC 09/10/2019 10:50:43 CGE --- Controladoria Geral do Estado de Rondônia À Comissão Gestora de Documentos/ e -SIC, Encaminhamos solicitação via e- SIC que deverá ser atendida no prazo de 15 dias corridos. Caso não seja possível o atendimento da demanda no prazo mencionado, que a Controladoria Geral do Estado/ CGE seja informada, o quanto antes, da possível prorrogação. Edna Miguel Tavares. Sistema de Informação ao Cidadão
Pedido registrado 08/10/2019 17:22:01 Solicitante --- ---