A CGE-RO utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e geração de informações estatísticas. Para maiores informações, acesse o Aviso de Privacidade e nossa Politica de Privacidade Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Definições de Cookies
Protocolo 20250220135228174
Situação Respondido
Órgão supervisor Controladoria Geral do Estado - CGE
Órgão responsável SI - SUPERINTENDÊNCIA ESTADUAL DO INDÍGENA
Data de abertura 20/02/2025
Data da cientificação oficial 21/02/2025
Prazo para atendimento 13/03/2025
Forma de recebimento da resposta Pelo sistema (com avisos por e-mail)
Classificação do pedido Público
Aplicação da informação Interesse pessoal
Categoria Governo e Política
Subcategoria Não informado
Descrição da solicitação Com os devidos cumprimentos de estima a todos os servidores públicos do Estado de Rondônia, respeitosamente, venho requerer acesso ao procedimento administrativo de nº 0091.000439/2024-46. Em apertada síntese, desejo maiores informações acerca da inclusão dos povos indígenas da BR- 429, especialmente Puruborá, Migueleno e Kujubim no DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL E ECONÔMICO PARA POPULAÇÕES INDÍGENAS NO ESTADO DE RONDÔNIA. Em qual fase do diagnóstico serão ouvidas estas populações e ainda, a metodologia para a aplicação do diagnóstico será a mesma? As informações foram solicitadas no intuito de compreender e corroborar com o planejamento desta importantíssima Superintendência, e garantir presença destes povos nos relátórios finais e cartas que serão entregues como produtos.
Classificação do pedido Público
Aplicação da informação Interesse pessoal
Categoria Governo e Política
Subcategoria Não informado
Grupo de classificação da resposta Acesso negado
Classificação da resposta Informação sigilosa classificada conforme a Lei 12.527/2011
Data da resposta 27/02/2025
Data para recorrer 09/03/2025
Descrição Como os devidos cumprimentos, e em resposta à solicitação de acesso a informação do processo em questão, esclarecemos que: O Sistema de Informações Geográficas - SIG consiste em um projeto que visa realizar um diagnóstico abrangente com populações indígenas, englobando aspectos socioambientais e econômicos. O levantamento desses dados socioambientais e econômicos proporcionará dados quantitativos e qualitativos para tomada de decisões compartilhadas e criação de políticas públicas adequadas aos povos indígenas. Isto posto, considerando que o projeto ainda está em fase de execução inicial, buscando as informações que vão subsidiar as decisões, sua divulgação, neste momento, pode causar risco à sociedade. Isso porque a informação incompleta ou incorretamente interpretada pode causar grandes transtornos ao propagar, na sociedade, expectativas que não necessariamente se cumprirão. Vislumbra-se, portanto, a impossibilidade de concessão do acesso ao processo administrativo nº 0091.000439/2024-46, tendo em vista que o projeto ainda está em fase de execução, ou seja, possui caráter de documento preparatório, sendo a negativa pautada no zelo pela segurança jurídica e pela confiança dos cidadãos na Administração Pública, nos termos do art. 7º, §3º, da Lei 12.527/2011. Oportunamente, registra-se que ao final do projeto, a integralidade dos autos poderá ser acessada por todos os cidadãos que têm interesse. Em que pese a negativa de acesso ao processo administrativo, esclarecemos que o projeto, como especificado no cronograma de execução, está previsto para acontecer em duas etapas: 1) atividades de campo e 2) atividades de escritório. Sendo que a atividade de campo contempla duas fases: coleta de dados com a população indígena residente nos territórios indígenas de Rondônia, e posteriormente, com as populações indígenas que ainda não possuem território demarcado ou estão fora dos seus territórios de origem, os chamados “indígenas de contexto urbano”. Após esta etapa, os dados serão analisados no escritório. Em relação aos povos da BR 429, na atual fase, somente os povos indígenas residentes na T.I. Uru Eu Wau Wau serão entrevistados. Pois, no momento, o projeto está sendo aplicado somente nas 22 Terras Indígenas. Dos povos citados, somente o povo Kujubim, residente na T.I. Rio Guaporé, conforme dados da Funai (2023), será contemplado nessa fase. Os povos que estão em contexto urbano, serão ouvidos na próxima fase. A metodologia, bem como o questionário aplicado serão apresentados quando finalizarmos a atual etapa.
Anexos da resposta Nenhum anexo foi inserido como resposta para esta solicitação de informação.
Não há recursos registrados para esta solicitação de informação.
Descrição Data Unidade Responsável Justificativa
Pedido respondido 27/02/2025 12:22:17 CGE LETICIA MANVÁILER VIEIRA DE ARAÚJO Resposta analisada e aprovada pela comissão gestora do e-SIC
Resposta à confirmar 27/02/2025 11:31:25 SI Renato Zahn Gumieri ---
Pedido registrado 20/02/2025 13:52:29 Solicitante thais de lima ---