A CGE-RO utiliza cookies para melhorar sua experiência de navegação e geração de informações estatísticas. Para maiores informações, acesse o Aviso de Privacidade e nossa Politica de Privacidade Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Definições de Cookies
Protocolo 20250322163132881
Situação Respondido
Órgão supervisor Controladoria Geral do Estado - CGE
Órgão responsável PCRO - POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE RONDONIA
Data de abertura 22/03/2025
Data da cientificação oficial 24/03/2025
Prazo para atendimento 14/04/2025
Forma de recebimento da resposta Pelo sistema (com avisos por e-mail)
Classificação do pedido Público
Aplicação da informação Pesquisa acadêmica
Categoria Defesa da segurança
Subcategoria Segurança pública
Descrição da solicitação Em continuidade com os pedidos anteriores (20250322162810563 e 20250322163013706), segue o restante das perguntas: 3.4. Qual é o protocolo seguido pela AUTORIDADE RESPONSÁVEL para validar uma identificação feita pelo sistema antes de iniciar uma ação policial ou instaurar um inquérito? 3.5. Quantos inquéritos foram instaurados com base em identificação feita por reconhecimento facial nos últimos 12 meses? 3.6. Quantos desses inquéritos resultaram em denúncia ou condenação? 3.7. Existe registro de prisão indevida ou erro de identificação decorrente do uso do sistema? Em caso afirmativo, solicito acesso às estatísticas e providências adotadas. 3.8. Existe algum protocolo para revisão manual dos resultados gerados pelo sistema antes de tomada de decisão? 3.9. Existe algum mecanismo para que os investigados possam contestar o uso da tecnologia ou o resultado de uma identificação? 4. Efetividade e impacto 4.1. Qual é a taxa de acerto do sistema (acerto de identidade, falsos positivos e falsos negativos)? 4.4. Existe algum relatório de avaliação de impacto sobre o uso do sistema em investigações criminais? Em caso afirmativo, solicito acesso ao documento. 4.5. Existe registro ou análise de viés racial, de gênero ou socioeconômico na operação do sistema? 4.6. A AUTORIDADE RESPONSÁVEL publicou algum relatório público sobre o uso de reconhecimento facial em investigações criminais? Em caso afirmativo, solicito acesso ao documento. 4.7. Foram realizados treinamentos com os agentes que operam o sistema de reconhecimento facial? Em caso afirmativo, solicito detalhes sobre conteúdo e carga horária. Solicito que as respostas sejam enviadas dentro do prazo estabelecido pela Lei de Acesso à Informação (LAI). Agradeço desde já a atenção e fico à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais. Atenciosamente
Anexos Nenhum anexo foi inserido nesta solicitação de informação.
Classificação do pedido Público
Aplicação da informação Pesquisa acadêmica
Categoria Defesa da segurança
Subcategoria Segurança pública
Grupo de classificação da resposta Acesso concedido
Classificação da resposta Resposta solicitada inserida no e-SIC
Data da resposta 25/07/2025
Data para recorrer 04/08/2025
Descrição Em atenção à solicitação referente ao protocolo adotado pela autoridade responsável para validar uma identificação realizada por sistema antes de iniciar uma ação policial ou instaurar inquérito, encaminhamos o documento em anexo com o questionário devidamente respondido.
Anexos da resposta
Questionário.pdf
Instância 1ª instância
Tipo do Recurso Recurso do Pedido
Status Respondido
Data de registro 15/04/2025
Data da cientificação oficial 15/04/2025
Para para atendimento 22/04/2025
Forma de recebimento da resposta Pelo sistema (com avisos por e-mail)
Descrição da solicitação Resposta não foi dada no prazo
Anexos Nenhum anexo foi inserido no recurso desta solicitação de informação.

Informações da resposta

Categoria Resposta Sic
Respondido em 03/08/2025
Unidade Gestora respondente PCRO - POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE RONDONIA
Prazo para recorrer 13/08/2025
Descrição da solicitação Assunto: Resposta ao Pedido de Acesso à Informação – Atendimento Intempestivo Prezados, Em atenção ao pedido de acesso à informação registrado no protocolo em referência, informamos que, embora tenhamos empreendido todos os esforços para atender à solicitação dentro do prazo legal, o retorno está sendo encaminhado de forma intempestiva em razão de problemas técnicos de conexão com o banco de dados que armazena os registros de ocorrências policiais. O referido sistema enfrentou instabilidades que inviabilizaram, temporariamente, a consulta e extração das informações solicitadas. Após a normalização do serviço, foi possível retomar o levantamento dos dados e concluir a resposta, ora enviada “no pedido inicial”. Reiteramos nosso compromisso com a transparência e a eficiência no atendimento aos pedidos de informação, e colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais que se fizerem necessários. Atenciosamente, Elinaldo de Oliveira Bonfim Escrivão de Polícia
Anexos Nenhum anexo foi inserido na resposta deste recurso.
Descrição Data Unidade Responsável Justificativa
Pedido respondido 1ª instância 04/08/2025 09:28:59 CGE Bruna Maria Coimbra da Silva Araujo ---
Resposta à confirmar 03/08/2025 22:39:46 PCRO ELINALDO DE OLIVEIRA BONFIM ---
Pedido respondido 25/07/2025 07:58:41 CGE Luzia Martins Resposta analisada e aprovada pela comissão gestora do e-SIC
Resposta à confirmar 24/07/2025 23:50:39 PCRO ELINALDO DE OLIVEIRA BONFIM ---
Pedido em recurso 1ª instância 15/04/2025 00:30:00 Solicitante Thaís Gonçalves Cruz Recurso gerado automaticamente em razão de vencimento do pedido de informação inicial.
Pedido registrado 22/03/2025 16:31:32 Solicitante Thaís Gonçalves Cruz ---